custos para vender um imóvel

Descubra aqui quais são os custos para vender um imóvel

São muitos os custos para vender um imóvel e infelizmente muita gente não tem conhecimento disso. Inclusive, esses fatores afetam de forma direta no valor do bem. Portanto, conheça aqui quais são eles e como funcionam.

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis

Ele é mais conhecido como ITBI e o preço é definido pela prefeitura do município. Então, é o dono do imóvel quem tem que arcar com essa despesa. Além disso, o processo de taxação é feito pelo do governo.

Cada cidade do Brasil possui uma certa variação no valor final. Assim, é essencial que o dono da propriedade busque por informações sobre isso no momento em que decide pela venda dela.

Após essa transação, o antigo dono deve quitar esse débito dentro do prazo estabelecido. Aliás, existem duas grandes vantagens em pagar isso o mais rápido possível. Então, a primeira é que o ITBI regulariza a situação jurídica do imóvel.

Uma maneira de evitar questões mal resolvidas

O imposto evita que problemas futuros com outras propriedades aconteçam. Portanto, antes mesmo de estipular um valor para o seu imóvel, busque saber a taxa do lugar em que mora.

Com isso, você incorpora esse valor no preço total do espaço. Dessa forma, não há prejuízos ou surpresas. No entanto, os custos para vender um imóvel não param por aí, acompanhe os próximos tópicos e saiba quais os outros.

Escritura pública é um dos custos para vender um imóvel

É um documento que deve ser formalizado com todas as partes envolvidas no processo de compra e venda. Mas, vale lembrar que a escritura não é a forma oficial de registro e propriedade de um imóvel.

Mesmo assim, a presença de todos garante que tudo está acontecendo dentro dos parâmetros legais. Além disso, pessoas que não financiaram o seu bem não pagam o valor desse documento.

Onde fazer esse registro?

A escritura é feita em cartório e o valor também é pago no local. Ainda, a taxa cobrada para este documento segue a mesma lógica do ITBI. Assim, o valor dela vai variar de acordo com o lugar em que o imóvel está localizado.

Acesse a página do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil para conferir o preço da taxa de modo mais rápido e acessível. Portanto, esse também é um dos gastos pensados e calculados na hora de vender uma propriedade.

Corretagem também é um dos custos para vender um imóvel

Muitos proprietários chegam a conclusão de que não querem passar por esse processo sem um auxílio. Dessa forma, é comum que haja a contratação de corretoras para assumir as tarefas de venda.

Pensando em vender ou alugar seu imóvel? Cadastre aqui seu imóvel 

Cada empresa cobra um valor diferente e elas sempre negociam isso com seus clientes. Então, de modo geral, ela traz segurança e facilidade ao cliente por meio de uma porcentagem da venda total do imóvel.

Imposto de renda

Esse não é considerado um dos custos para vender um imóvel porque, na verdade, ele acontece após esse momento. Assim, quando alguém ganha dinheiro com uma propriedade, ele precisa pagar um imposto de renda.

Por essa razão, se paga cerca de 15% do lucro obtido pelo indivíduo. Além disso, existem algumas situações que configuram isenção de tributos. Uma delas é quando o imóvel é vendido por menos de R$ 400 mil.

São muitos o custos para vender um imóvel

Já deu para perceber que vender uma propriedade não é uma tarefa simples e requer gastos. Também, alguns dos custos costumam ser de responsabilidade do comprador. A grande questão é que nem todos têm uma regra que determine isso.

Por essa razão, a principal dica para não ter imprevistos é fazer uma negociação clara e objetiva e especialmente contar com uma imobiliária séria que garanta uma negociação justa para ambas a partes. Dessa forma, as partes saem felizes sem quaisquer tipos de problemas.

Conte com a Remax City para esse passo tão importante e garanta um negócio seguro e certo.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.