Entenda quais os riscos para locador e locatário ao alugar uma casa

Evitar os riscos para o locador e locatário em uma negociação é essencial para garantir o sucesso da operação. Portanto, descubra quais são os principais pontos para analisar e no que deve atentar-se.

Riscos para o locador e locatário em relação ao aluguel

Há um tempo sempre houve uma descrença em relação ao aluguel. Afinal, muitas pessoas acreditavam que era um desperdício de dinheiro. Bem como, que o certo seria investir em imóveis próprios.

Com o passar dos anos, várias vantagens que essa prática traz ficaram evidentes. Assim, é uma ação que se popularizou. Mas, deve ser feita com atenção, porque gera riscos para os envolvidos, se não acontecer de forma segura.

Benefícios do aluguel

O proprietário do imóvel, ou seja, o locator é aquele que disponibiliza a moradia. Então, neste caso, há duas vantagens principais:

  • É uma forma de manter seu imóvel preservado;
  • Gera uma fonte de renda mensal.

Já no caso do locatário também nota-se benefícios. Assim, são eles:

  • Custos menores do que a construção de uma moradia;
  • Tem suporte em casos de reformas ou reparos;
  • Há muitas residências disponíveis para escolha.

Tipos de aluguel e os riscos para o locador e locatário

Assim que a decisão de alugar um imóvel for tomada, faz-se necessário estar ciente dos tipos de aluguel existentes. Afinal, o conhecimento disso faz com que os riscos para o locador e locatário sejam minimizados.

Aluguel direto

A locação direta acontece quando o locador e o locatário firmam um contrato. Ou seja, sem a intervenção de instituições, como uma imobiliária. Portanto, o locador será responsável por organizar o processo.

Neste caso, há dois riscos que devem ser levados em conta no processo:

  • Não receber o aluguel na data correta;
  • Receber uma ordem de despejo em qualquer situação.

Aluguel com imobiliária

Com o intermédio da imobiliária, ela que elabora o contrato de locação, de acordo com a lei. Além disso, checa o perfil de locador e locatário, para evitar transtornos.

Entretanto, uma pequena porcentagem do valor total do aluguel deve ser pago para a imobiliária, por seus serviços.

Principais riscos para o locador e locatário

O processo de alugar um imóvel é muito proveitoso para os envolvidos. Mas, há riscos que envolvem todo o processo e você deve ficar alerta. Afinal, é preciso assegurar-se de que não enfrentará problemas.

Para o locador

Atraso e falta de pagamento da mensalidade são as principais razões de desavenças entre proprietário e morador. É mais comum no aluguel direto. Portanto, é essencial que tenha tudo bem documentado e confie em seu inquilino.

Riscos para o locatário

É dever do locador regular o imóvel e deixá-lo livre de defeitos. Contudo, caso a vistoria não tenha sido realizada, o locatário receberá uma residência que já apresenta problemas. Dessa forma, terá que arcar com a reforma e reparos.

Além disso, tem a questão da vizinhança. Afinal, você não conhece e pode ser que enfrente problemas de convívio. Então, é essencial que antes da mudança verifique como é o ambiente no local.

Como resolver os riscos para o locador e locatário

A melhor forma de manter uma relação mais saudável é com intermédio de uma imobiliária. Isso porque, ela tem a responsabilidade de assegurar os direitos das duas partes. Por exemplo, a vistoria será feita pela empresa.

Já em relação ao aluguel, o locador não precisa se preocupar. Afinal, a empresa que irá receber e transferir o dinheiro para ele. Então, não será necessário cobranças ou medo de ser enganado.

Pensando em alugar seu imóvel? Deixa que a Remax City faz isso por você, fale agora com um dos nossos consultores. 

Mantenha atenção para uma boa experiência

Apesar dos riscos para o locador e locatário, o aluguel é uma ótima alternativa. Seja para quem deseja obter renda extra, ou que busca uma opção barata e diversificada de moradia.

Esteja sempre atento aos riscos e tome os cuidados para não ter problemas. Assim, terá uma experiência mais agradável e segura.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.