Descubra o papel da imobiliária na locação de imóveis

O papel da imobiliária na locação é essencial, já que ela possui muitas funções úteis no processo. Alugar imóveis envolve muitas etapas e é a empresa que oferece todo o suporte. Por isso, saiba quais são as funções que ela desempenha nesta fase.

A ajuda profissional no aluguel de imóveis

Para entender o papel da imobiliária na locação, é importante conhecer o passo a passo desse serviço. Suas funções vão desde a vistoria do imóvel ao cuidado com inquilinos. A seguir, veja mais detalhes.

Entenda o papel da imobiliária na locação

Seu papel no início, é avaliar o imóvel, divulgá-lo e lidar com possíveis locatários. Isso inclui atendimento e visitas no local. Ao achar um residente, equilibra as suas demandas com as do proprietário.

Depois, verifica o crédito do inquilino, para provar que ele tem condições de lidar com os custos do aluguel. Nesse momento, confere e avalia os seus dados financeiros.

Cuidar do contrato também é papel da imobiliária na locação. Bem como, ter apoio jurídico para evitar problemas futuros. Assim, afirma os direitos de ambas as partes e é ela quem media tudo.

O papel da imobiliária na locação é oferecer suporte

Oferece auxílio ao longo de todo o contrato e, se houver danos, profissionais mostram quem deve arcar com os custos. Seja o inquilino ou proprietário. Aliás, algumas imobiliárias contam até com serviços de manutenção.

Também avalia o local no final do contrato e diz se são precisos reparos, de acordo com o tratado no início. Caso haja renovação, faz reajustes do preço de forma justa para todos.

Saiba se o seu processo de locação precisa de uma imobiliária

Organizar o aluguel de um imóvel pode parecer tarefa fácil, mas o processo conta com muitas funções e possíveis desafios. Quem tem tempo, conhecimento e pessoas que possam ajudar a cuidar da locação, pode conseguir gastar menos.

Caso você não tenha esses recursos, contar com a ajuda de um corretor é a opção ideal. Mas, em ambos os casos, o apoio profissional pode oferecer maior segurança e suporte.

Conheça a lei do inquilinato

Existem princípios da lei que rege locações e atendê-los é outro papel da imobiliária na locação. Ela dá base para diversos temas importantes no processo, como:

  • Quais casos e de que forma pode haver cancelamento do contrato;
  • Quando multas devem ser aplicadas;
  • Como fazer sublocações;
  • Deveres dos locadores e locatários.

Saber sobre questões legais, gerar um contrato de acordo com elas e mantê-las, demanda apoio profissional. Por isso, entenda a seguir, quais os ganhos e perdas ao contratar essa ajuda.

Papel da imobiliária na locação: prós e contras

A imobiliária pode cuidar de tudo na locação. A sua ajuda garante os direitos e deveres do proprietário do imóvel e de seu residente. Além disso, oferece maior segurança, conforto e alívio da tensão, por mediar todo o processo.

Esse suporte gera contratos de maior prazo, já que não há desgastes por causa de conflitos. Assim, como resultado, a relação com o inquilino ocorre com mais fluidez e organização.

Uma empresa, em geral, possui recursos melhores para divulgação. Então, o processo de busca de residentes pode ser mais rápido e eficiente. Afinal, sua proposta irá para mídias de maior alcance.

Outro ponto crucial é o apoio jurídico. Ter alguém experiente para lidar com essas questões é vital para que a lei do inquilinato seja respeitada. Logo, não há riscos de passar por um processo penal ou ter algum tipo de prejuízo.

Desvantagem

O ponto de desvantagem do serviço é apenas um: ao contratar uma imobiliária, ela recebe uma comissão. Ou seja, parte do valor recebido pelo aluguel do imóvel é dela. Apesar disso, o trabalho e a segurança que ela oferece, compensa os gastos.

Como encontrar um bom serviço

Para regular a profissão existem conselhos regionais de corretores de imóveis. Procure o site do órgão de seu estado e avalie o registro do imobiliária que deseja contratar. Mesmo que essa etapa apresente bons resultados, tome mais alguns cuidados.

Busque as qualificações dos profissionais que trabalham na empresa que pensa em contratar. Então, veja o que as pessoas falam sobre ela em sites ou redes sociais. Caso seja possível, contate amigos para lhe dar indicações.

Por fim, escolha a que mais se adequar ao auxílio que você procura. Conhecendo seus direitos e deveres será mais simples achar o apoio necessário para as suas necessidades.

Seja você um proprietário, ou alguém procurando um novo lar ou empreendimento. Essas dicas para alcançar os seus objetivos, podem deixar o trajeto mais seguro.

E se está pensando em alugar seu imóvel a Remax City que está presente em Jundiaí, Itupeva, Várzea Paulista e Alphaville (Barueri) faz isso por você. Entre em contato com nossa equipe e te ajudaremos fazer um negócio seguro e certo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.