Casa em bairro aberto ou condomínio fechado: prós e contras

Existem algumas diferenças entre morar em uma casa em bairro aberto ou condomínio fechado. Por isso, vale a pena conferir os prós e contras de cada uma dessas opções de residência. Veja tudo sobre este assunto a seguir.

Prós de bairro aberto ou condomínio fechado

A escolha de uma casa sempre está ligada ao crescimento, seja porque a família está maior ou se precisa de mais espaço. Por isso, comprar uma casa em bairro aberto ou condomínio fechado é o objetivo de muita gente.

Morar em bairro aberto: os prós

O fator principal que deve sustentar a sua decisão, é que o seu investimento precisa valer a pena. Então, confira as vantagens de adquirir um terreno em bairro aberto.

Comércio

Morar em uma localidade aberta torna mais próximo o acesso a padarias, mercados e lojas, por exemplo. Isso se deve ao fato de que esses comércios estão em regiões como essa.

Bairro aberto ou condomínio fechado: Economia

Entre morar em bairro aberto ou condomínio fechado, os valores dos imóveis têm diferença. Assim, as casas da primeira opção ganham um ponto positivo, porque custam menos que as residências em terrenos fechados.

Infraestrutura

Muitos municípios instalam parques infantis, centros de esporte e lazer para a população. Dessa forma, as casas em áreas abertas têm suas vantagens, que antes eram mais restritas aos moradores de localidades fechadas.

Prós de morar em condomínio fechado

A fim de te auxiliar a fazer uma boa escolha quanto ao lugar em que você irá morar, recomenda-se analisar os prós de morar em condomínio fechado. Por isso, veja abaixo quais são as vantagens.

Lugar seguro e privado

Não há como negar que as cidades estão em constante crescimento. Então, devido a esse fator, a procura por segurança tem sido cada vez maior. Assim, os terrenos em área fechada possuem grande vantagem.

Afinal, esses locais contam com:

  • Câmeras de vigilância;
  • Seguranças profissionais;
  • Controle de movimentação.

Portanto, ponto positivo para os condomínios fechados, com relação à segurança e privacidade.

Compre já a sua casa

Investir pode ser um processo demorado, além disso, também costumam acontecer diversas burocracias. Desse modo, os terrenos em áreas fechadas levam vantagem por oferecerem uma rapidez durante a compra do imóvel.

Bairro aberto ou condomínio fechado: áreas especiais

Os condomínios fechados dispõem de boas áreas de circulação para seus moradores e convidados. Assim, outro ponto a favor dessa aquisição, são os lugares seguros para caminhada, lazer e alimentação.

Um terreno de valor

Diferente das casas em bairro aberto, um condomínio fechado agrega mais valor conforme o tempo passa. Ou seja, se você precisar vender a sua residência no futuro, pode obter mais lucros.

Veja também: 5 dicas de como escolher uma casa em condomínio fechado

Contras de bairro aberto ou condomínio fechado

Ambas as opções de residência, bairro aberto ou condomínio fechado, apresentam desvantagens que podem te fazer reconsiderar a sua decisão. Então, entenda mais sobre o assunto a seguir.

Morar em bairro aberto: os contras

O local que escolhemos para morar deve ser bem pensado. Por isso, conheça as possíveis desvantagens de comprar um terreno residencial em bairro aberto.

Segurança no bairro aberto

À princípio, pela casa ser localizada em uma área em que as pessoas transitam de forma livre, essa opção pode ser mais vulnerável. Porém, existem meios de evitar roubos ou até invasões.

Assim, recomenda-se instalar câmeras de segurança e arames nos topos dos muros. Dessa forma, você pode ter a sua residência mais protegida.

Bairro aberto ou condomínio fechado: Vizinhança

É comum que haja a presença de vizinhos na maioria dos lugares onde se pode morar. Esse não é um problema para todas as pessoas, mas algumas casas não oferecem muita privacidade aos seus moradores.

Por isso, a grande circulação de pessoas e carros pode se tornar um ponto contra às casas em bairro aberto. Diferente dos condomínios fechados, que costumam prescrever regras quanto aos horários de movimentação.

O problema da falta de padrões

De forma geral, a maior diferença quando se fala de bairro aberto ou condomínio fechado é a maneira como as residências são construídas. Assim, moradias em terrenos comprados em áreas abertas, não possuem padrão.

Contras de morar em condomínio fechado

Diferente de morar em bairro aberto, escolher o condomínio fechado só apresenta uma desvantagem. Portanto, descubra a seguir o que é.

Valores altos

Os preços de imóveis em áreas fechadas tendem a ser mais altos do que em outras opções de residência.

Veja também: Financiar uma casa ou apartamento: Tire suas dúvidas aqui

Bairro aberto ou condomínio fechado?

Caso seja o tipo de pessoa que juntou uma boa quantia para investir e não se importa em gastar um pouco a mais, opte pelo condomínio fechado. Mas, se tem poucos investimentos e quer um lar, uma casa em bairro aberto torna-se a melhor opção.

Portanto, seja qual for a sua escolha, lembre-se de todos os prós e contras deste artigo. Assim, tomará a melhor decisão.

Mas antes de tomar qualquer decisão saiba que a Remax City possui casas tanto em bairro aberto como em condomínio fechado. Visite nosso site e agende uma visita com um de nossos consultores.

Seja em bairro aberto ou condomínio fechado temos as melhores opções para você e sua família.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.