5 dicas de como escolher uma casa em condomínio fechado

Ter uma casa em condomínio fechado não é mais algo relacionado a luxo. Mas sim a segurança, tranquilidade e menos exposição.

Como resultado, cada vez mais pessoas buscam essa alternativa de moradia por várias razões além dessas. Portanto, confira no artigo a seguir outras vantagens e dicas antes de escolher o seu imóvel.

Entenda agora como é morar em uma casa em condomínio fechado

Uma casa em condomínio fechado não é mais uma questão de riqueza ou sinônimo de alto padrão. Afinal, tomar essa decisão inclui vários outros fatores para a qualidade de vida das pessoas.

Alguns dos benefícios que tornam ideal viver nesse tipo de lugar você confere abaixo:

  1. Maior segurança;
  2. Experiências diferentes;
  3. Senso de comunidade;
  4. Rotina mais tranquila.

1 – Maior segurança

Um dos motivos mais importantes na hora de decidir por essa moradia é a segurança. Pois, morar em um condomínio fechado significa estar em um ambiente mais seguro, com:

  • Portaria disponível 24 horas por dia;
  • Cercas elétricas;
  • Sistemas de alarme e câmeras de segurança.

2 – Experiências diferentes

Além da qualidade de vida, morar em um condomínio gera experiências únicas. Por exemplo, parques, quadras para práticas de esporte, áreas verdes são diferenciais que vale citar.

3 – Senso de comunidade

Outra realidade que faz parte desse cotidiano é a interação entre todos os vizinhos. Dessa forma, torna-se possível desenvolver laços de amizade com as casas sendo tão próximas.

4 – Rotina mais tranquila

A última vantagem diz respeito à rotina, que remete à paz e tranquilidade do local. Além disso, há quem cuide dos problemas técnicos e questões de limpeza, tornando tudo mais prático.

Veja também: Os 4 perigos de comprar um imóvel por conta própria

5 dicas de como escolher uma habitação em condomínio fechado

Agora você já entende as vantagens, mas ainda não sabe por onde começar, a fim de escolher. Então, confira a seguir cinco dicas para levar em conta ao comprar a sua casa nessa área mais restrita.

1 – Verifique o nível de segurança

Para a segurança ser um benefício, ela precisa funcionar bem, logo, é importante verificar isso. Portanto, pergunte sobre o que o ambiente oferece nesse quesito, anote e faça comparações.

2 – Procure ver o estado de conservação do imóvel

Caso a residência já tenha sido ocupada, é essencial ver se ela está bem conservada. Nesse sentido, pode até chamar um profissional para analisar se há:

  • Algum ponto trincado;
  • Manchas causadas pela umidade;
  • Infiltração ou rachaduras;
  • Partes do piso ou azulejos soltos.

3 – Acessibilidade do local

Isso significa confirmar quais serviços estão próximos da sua habitação, por exemplo:

  • As redes de transporte público presentes ali perto;
  • Escolas e supermercados;
  • Farmácias e hospitais;
  • Local de trabalho.

4 – Privacidade também é importante

Como dito acima, criar laços é essencial para o convívio, assim como a privacidade. Dessa forma, confira o quanto você estará exposto no lugar ou a distância entre os imóveis.

Veja também: Comprar um imóvel pronto: conheça 6 bons motivos

5 – Faça uma visita ao condomínio

Ninguém melhor do que os próprios moradores para te ajudar na análise do lugar. Dessa forma, não é má ideia fazer uma visita e ouvir o que eles têm a dizer antes de se decidir.

As regras do condomínio

Essa orientação final vai ser importante quando você encontrar a sua residência dos sonhos. No entanto, antes de mais nada, se informe sobre todas as regras do lugar e seus ambientes.

Nas normas sempre estão detalhes essenciais relacionados a convidados, horário para fazer festas e etc. Além disso, você vai saber melhor como lidar com os vizinhos e melhorar o convívio.

Tal passo nunca pode ficar para depois, porque caso se arrependa, será tarde demais. Por último, aproveite para saber quando pode usar os espaços, se é preciso alguma autorização.

Com isso, você entenderá como tudo funciona e vai evitar possíveis surpresas desagradáveis tanto para você, quanto para os demais moradores.

Faça a sua escolha com cautela

Agora que você entendeu a vantagem e viu dicas importantes, hora do próximo passo, ou seja, chegou o momento de decidir onde morar e escolher a sua moradia.

Essa decisão poderia ser mais difícil de tomar antes, mas as orientações acima tornam tudo mais simples. A partir disso, basta você avaliar com cuidado, pensando no que leu aqui, a fim de se tornar o dono do imóvel ideal.

E a Remax City conta com diversas opções de casas em condomínio fechado e uma equipe especializada pronta para te ajudar nessa escolha.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.