Financiar uma casa ou apartamento: Tire suas dúvidas aqui

Muitos compradores em potencial têm dúvidas de como financiar uma casa ou apartamento. Afinal, não é um processo tão simples e que precisa ser feito com total segurança. Assim, leia esse artigo e descubra tudo de mais relevante sobre o assunto logo a seguir. 

Financiar uma casa ou apartamento: Atenção

Quando alguém decide comprar um imóvel, seja casa ou apartamento, novo ou usado, pode financiar a quitação do mesmo. 

O primeiro detalhe que você precisa saber é que os financiamentos são feitos pelos bancos. Dessa forma, são eles que pagam ao dono do imóvel que o comprador quer financiar. 

Depois disso, cabe a quem financiou quitar a dívida feita com o banco. Nesse meio tempo, a casa ou apartamento fica no nome da pessoa que fez a aquisição. No entanto, ela não pode vender o imóvel, enquanto não pagar o que deve à instituição financeira.

Sobre o financiamento 

São vários os bancos que oferecem essa opção de pagamento. No entanto, a principal diferença entre eles na hora de financiar uma casa ou apartamento são as condições. Logo, isso diz respeito a:

  • Taxas de juros;
  • O tempo do contrato;
  • Bem como, o valor do imóvel financiado.

Ao escolher um tipo de financiamento, o próximo passo é entrar em contato com o gerente do banco. A fim de começar o processo para liberar o seu crédito, isto é, o dinheiro para a compra.

Veja também: O que é melhor entre casa x apartamento? Veja a comparação

Os documentos necessários

Você deve apresentar alguns dados seus para financiar uma casa ou apartamento, então, veja quais são eles a seguir:

  • Original e cópia do RG e CPF;
  • Caso seja uma compra em casal, ambos devem mostrar esses documentos;
  • Também é preciso comprovar o seu estado civil;
  • E de renda, por meio de extratos do banco e IR.

É comprovando o quanto você ganha, que o banco entende a sua capacidade de lidar com as prestações do financiamento. Já que elas não podem ocupar mais do que 30% da sua renda bruta.

Uma análise também é realizada no seu cadastro, para saber se o seu nome está sujo. Estando tudo certo, o seu crédito é aprovado.

Ao financiar uma casa ou apartamento é essencial avaliar a propriedade

Essa etapa é bem importante ao financiar uma casa ou apartamento. Pois é quando a instituição financeira chama um engenheiro, arquiteto ou corretor de imóveis para avaliar o local.

Após o profissional confirmar o valor da propriedade, o banco faz o contrato onde vendedor e comprador assinam.

Vale destacar que este documento fica sob registro em cartório. Feito isso, o dinheiro é liberado e o antigo dono é pago. 

A partir daí, o novo proprietário que financiou a casa/apartamento começa a pagar a instituição todos os meses. Em geral, a primeira parcela vence depois de um mês da assinatura do contrato

Tipos de financiamento

Financiar uma casa ou apartamento pode ser feito de duas maneiras: com o FGTS ou pelo SBPE. Por outro lado, também há uma terceira opção, onde tudo é feito direto com a construtora. Saiba mais sobre os financiamentos mais comuns a seguir.

1 – Financiar com o FGTS

Esse recurso funciona como parte do Sistema Financeiro de Habitação. Entretanto, só podem participar quem tem uma renda máxima no valor estipulado pelo SFH. Esse critério varia segundo a região do país. 

Já sobre as taxas de juros, em geral, são mais baixas do que no SBPE, que você confere logo a seguir.

2 – Financiamento com o SBPE

Aqui, por exemplo, não existe um limite de renda, como no anterior. Ao financiar (casa ou apartamento) e o valor dos mesmos se encontram dentro dos limites do SFH, os juros não são maiores do que 12% ao ano. Caso contrário, as taxas podem ser superiores a 12%. 

Veja também: Os 4 perigos de comprar um imóvel por conta própria

3 – Construtoras

Aqui há mais flexibilidade, mas existem riscos. Por exemplo, a empresa pode financiar a construção com um banco. Mas se ela falir, sem ter quitado a dívida com a instituição financeira, o comprador perde o imóvel. 

O mesmo acontece se a construtora falir antes da finalização das obras. Então, é muito importante ir com calma e pesar todas as possibilidades antes de financiar uma propriedade.

Por isso é importante ter uma empresa séria, com profissionais comprometidos em te ajudar nesse passo tão importante que é a aquisição de um imóvel.

E a Remax City com unidades em Jundiaí, Itupeva, Várzea Paulista e Alphaville, contato não só com a experiência, mas com uma equipe totalmente qualificada para te ajudar nesse processo.

Acesse agora nosso site e encontre o imóvel ideal para você e sua família.

 


2 Replies to “Financiar uma casa ou apartamento: Tire suas dúvidas aqui”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.