O que é melhor entre casa x apartamento? Veja a comparação

A principal dúvida no momento da aquisição de um imóvel, por sua vez, é decidir entre casa x apartamento. Sendo assim, você deve avaliar, além do aspecto financeiro e local, todos os outros fatores pessoais que podem influenciar na escolha da sua moradia.

Descubra a seguir as características de cada um. Bem como, suas vantagens e desvantagens para te auxiliar na decisão.

Vantagens de morar em uma casa

Então, veja a seguir algumas  vantagens a considerar, no caso de aquisição de uma casa como moradia. Assim, você deve sempre considerar o espaço, os membros da sua família, local e uso.

Espaço adicional entre casa x apartamento

Se sua família é grande, tem animais de estimação e, por isso, você precisa de muito espaço externo, entre comprar casa x apartamento, uma casa é a melhor solução. Assim, todos terão um local para atividades ao ar livre, sem sair de casa.

Você decide o que priorizar

No caso de melhoria no imóvel, essa decisão é só sua. Sem a necessidade, por exemplo, de reunir um conselho no condomínio para votar será feito.

Não possui taxa de condomínio

A casa, por sua vez, é diferente quando falamos da taxa de condomínio. Ou seja, essa cobrança não existe. Enquanto no apartamento, morando ou não, ela é portanto obrigatória.

Versatilidade entre casa x apartamento

Torna-se um ambiente versátil. Isso porque entre casa x apartamento, na casa, você pode usar todos os espaços físicos como bem entender e se a planta do imóvel permitir. Sendo assim, criar um escritório, reformar ou fazer mais um quarto, por exemplo.

Veja também: Os 4 perigos de comprar um imóvel por conta própria

As desvantagens de morar em uma casa

Agora que entendeu as vantagens de uma casa, então, descubra a seguir duas desvantagens principais a saber.

Casa x apartamento: custo elevado

Prepare o orçamento, isso se estiver pensando em adquirir uma casa. Se comparar a um apartamento ela tem um custo elevado.

Menos segurança casa x apartamento

Ao contrário dos prédios que, em sua maioria, tem porteiro ou segurança 24 horas por dia. E que além disso, contam com grades e cercas de difícil acesso. Caso opte por uma casa, por sua vez, será o responsável por toda essa segurança entre casa x apartamento.

As vantagens de morar em um apartamento

Confira a seguir, então, as principais vantagens para você que quer comprar um apartamento.

Maior segurança

O controle de acesso, por sua vez, evita que pessoas não autorizadas circulem no prédio. Bem como, os prédios costumam ter um sistema completo de monitoramento.

Praticidade entre casa x apartamento

Por conta do tamanho, em sua maioria, é mais fácil manter um apartamento do que uma casa. Já que os cômodos são menores e as áreas externas tem como responsável o condomínio.

Facilidade

As empresas que fazem a  construção, contudo, se preocupam com os arredores do prédio. Assim, optam por regiões com mais comércios e serviços. E é nesse sentido que há uma facilidade de acesso e suporte.

Melhor qualidade de vida entre casa x apartamento

Os apartamentos, em sua maioria, têm uma estrutura de lazer completa para sua família. Com churrasqueira, piscina, academia, por exemplo. Assim, todos podem se divertir, sem ter que sair do condomínio. Isso, entre casa x apartamento.

As desvantagens de morar em um apartamento

Mas, também há desvantagens em morar em apartamento, como veremos a seguir.

Casa x apartamento: regras e condomínio

Além de pagar a taxa de condomínio você deve, também, seguir todas as regras impostas mesmo se concordar, ou não com elas. Sendo possível a cobranças de multa se não cumprir.

Menos privacidade e autonomia entre casa x apartamento

Você de forma obrigatória terá vizinhos. Sendo assim, com as regras de convívio você perde sua privacidade. Bem como, autonomia no caso de querer mudanças nas áreas sociais, por exemplo.

Veja também: Comprar um imóvel pronto: conheça 6 bons motivos

Perfil de compra casa x apartamento

Por fim, vamos listar a seguir, algumas características das pessoas que optam entre casa x apartamento. Sendo de acordo com o seu perfil pessoal. São elas:

Uma casa geralmente é ideal para quem

  • Não quer seguir regras de terceiros;
  • Precisa de privacidade;
  • Quer um espaço amplo e ao ar livre sem sair de casa, entre outros.

Um apartamento geralmente é ideal para quem:

  • Precisa de algo prático e não tem tempo para manter uma casa;
  • Considera ambientes menores mais aconchegantes;
  • Preza por segurança e lazer, por exemplo, entre outros.

Decida a sua moradia entre casa x apartamento

Escolher entre casa x apartamento depende, de forma exclusiva, do seu tipo de família, estilo de vida e preferências. Bem como, seu orçamento. Então, estude as dicas e informações deste artigo, pese os prós e contras para fazer a sua escolha.

A escolha da sua moradia é um momento importante da sua vida, portanto, o faça com sabedoria.

Acesse agora nosso site, com certeza você irá encontrar o imóvel ideal para você e sua família.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.