Comprar ou alugar imóvel, o que vale a pena?

Comprar ou alugar imóvel é um ponto de discussão acalorado entre investidores e conservadores. Apesar de ser o sonho para muitos, a decisão envolve questões pessoais.

Essa escolha tem que ser tomada com paciência e estudo. Além disso, é essencial ter organização e planejamento. Por fim, veja os principais pontos para análise e tome uma decisão consciente.

Vejo a casa como um investimento

Entender o que é investimento fará diferença na hora de decidir. Em síntese, investir é colocar dinheiro em algo que lhe dê retorno no curto prazo. Portanto, associar a compra de um imóvel como aplicação vai depender do objetivo.

O ato de comprar ou alugar imóvel será decidido com o seu desejo. Nesse sentido, ele só será um bom negócio caso compre para alugar. Dessa forma, o dinheiro usado irá retornar mês a mês.

Quando decidir comprar a casa para morar, esteja ciente de que não terá um rendimento. Portanto, estará adquirindo um bem passivo. O qual, terá despesas fixas que vai precisar arcar.

Aluguel não é jogar dinheiro fora

Em muitas situações, ouve-se que alugar é jogar dinheiro fora. Porém, não dá atenção a diferença de valores entre uma prestação e o aluguel. Em outras palavras, a diferença entre ambas pode ser investida, rendendo juros.

Quando a diferença de comprar ou alugar imóvel for grande, alugar pode ser melhor. Principalmente, se nesse longo período de tempo, você tiver disciplina para conseguir investir essa diferença. Enfim, inverter a lógica dos juros é a melhor saída, faça ele trabalhar para você.

No caso de compra à vista, siga o mesmo raciocínio. Porém, a diferença está no valor que será investido por completo. Nesse sentido, sugiro definir uma porcentagem do valor como aluguel e comparar com o rendimento.

Em qual momento comprar ou alugar imóvel

Nem tudo na compra de uma casa é matemática. Portanto, precisamos levar outros fatores aleatórios para os cálculos.

Ao comprar ou alugar imóvel, idade, perspectiva e futuro são pontos a refletir. Afinal, comprar uma casa não é só dinheiro.

Levar em conta sua idade é um fator importante. Já que, ao iniciar a vida adulta não sabe se ficará na cidade. Com isso, a sua visão sobre o futuro poderá impactar sim nessa decisão.

Comprar uma casa no início da vida adulta poderá trazer mais despesa, caso seja transferido. Bem como, pode limitar o seu crescimento profissional. Por fim, terá uma dívida alta e longa e não conseguirá pagar um novo aluguel.

Quando já estabilizado, e com a família consolidada, a compra pode ser mais tranquila. Assim, o desejo da casa própria não será um pesadelo com parcelas e juros altos.

Comprar ou alugar imóvel, o que lhe deixa confortável

O desejo da casa própria passa pela relação dos nossos parentes mais velhos. Bem como, sua história com um país que décadas atrás tinha hiperinflação. Por esse motivo, alguns podem ter a necessidade de comprar por medo de experiências passadas.

Se sentir conforto em alugar casa, e consegue investir esse dinheiro, esse é o caminho. Desde que, essa diferença consiga lhe render bons frutos. Enfim, é sempre importante ter os juros trabalhando para o seu dinheiro.

Motivos para alugar ou comprar a casa

Alguns especialistas trazem benefícios para comprar ou alugar imóvel. Neste caso, listamos pontos que podem ajudar na escolha de ambas as ações.

Entre os Benefícios de comprar uma casa estão:

  • Liberdade de customizar;
  • Privacidade garantida;
  • Valorização da propriedade;
  • O valor de aluguel costuma subir ano após ano.

Entres os benefícios de alugar uma casa estão:

  • Não concentra grandes recursos num único ponto;
  • Você tem liberdade para a sua vida profissional;
  • Evita dívidas de longo prazo;
  • Não se preocupa com o processo de venda, já que a casa é um bem pouco líquido.

O mais importante ao pensar em comprar ou alugar imóvel é planejamento. Bem como, saber qual será o percurso da sua vida nos próximos anos. Afinal, você estará mobilizando uma grande quantidade de dinheiro ou obtendo uma grande dívida.

Fazer contas é importante para balizar sua decisão. Porém, não fique apenas em números. Já que, os fatores sociais à sua volta importam.

Entenda que, para cada pessoa, a balança terá precisões diferentes de acordo com sua conveniência. Comprar ou alugar imóvel está atrelado a necessidades específicas. Por fim, coloque prós e contras na balança, realize contas e tome a melhor decisão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *