Negociar direto com proprietário? Cuidado! Descubra a importância de uma imobiliária

Apesar do sonho da casa própria ser um desejo de muitos, outras pessoas preferem viver de aluguel por causa da praticidade. Isto pode estar ligado a diversos fatores, como por exemplo, não desejar ficar por muito tempo em um local.

Mas, ao procurar uma moradia, o inquilino tem que se preocupar com alguns requisitos para não haver dores de cabeça. Por isso, que as imobiliárias, junto aos seus corretores, respeitam e prestam serviços a fim de orientar sobre estas questões.

Requisitos fundamentais na hora de alugar um imóvel

Ao se imaginar procurando sua residência para morar. Saiba que a escolha de cada imóvel para mostrar a você cliente, foi analisada minuciosamente pela imobiliária para melhor atendê-lo. Assim, será observado cada um desses itens.

Adquirir um contrato de locação do imóvel

O principal documento a ser analisado e feito durante a locação de um imóvel é o seu contrato. Nele deve haver informações pertinentes com os dados do locador, inquilino e imóvel.

Além disso, deve estar definido todo trâmite e especificações sobre a propriedade alugada. Pois, o contrato de locação é a ferramenta necessária para fixar os acordos bilaterais das partes envolvidas. Entre estas combinações devem estar acertadas:

  • Datas de entrada e término do período de locação;
  • Especificações do imóvel;
  • Valores do aluguel, taxas ou reajustes a serem cobradas.

Realizar uma vistoria no imóvel alugado

Sempre será indispensável que se faça uma inspeção no ambiente alugado. Para isto, há todo um procedimento de vistoria, onde o corretor da imobiliária detalhará sobre a situação presente do imóvel.

Conhecer os seus direitos e deveres

Existe uma legislação de n° 8.245, de outubro de 1991, chamada lei do inquilinato. Nesta lei, estará assinalado sobre as locações de imóveis urbanos, assim como, todo procedimento a ser seguido.

Ao contratar uma imobiliária, o cliente terá as condições informadas seguindo as normas desta lei. Portanto, o locatário estará resguardado de todos os seus direitos e deveres. Igualmente, entenderá detalhadamente, os seus benefícios e obrigações.

A importância de se ter uma assessoria qualificada

Neste momento, se faz necessário o conhecimento de um profissional qualificado e que acompanhe todos os trâmites a serem acertados. Em vista disso, a imobiliária ficará a cargo destes procedimentos.

O intuito do seu serviço é ir fazendo toda e qualquer mediação entre as partes. Com isso, ambos os interessados, inquilino e proprietário, estarão com seus direitos resguardados. Aliás, os deveres um do outro, também estarão definidos e estabelecidos.

Um dos elementos a serem analisados pela imobiliária, será a garantia e a instauração correta dos valores reajustados, quando necessário. Em todo o momento, as negociações serão transparentes e abertas às negociações.

A imobiliária cuidará das informações que podem ser esquecidas na hora de se alugar um imóvel por conta própria. Inclusive, detalhes estes, que muitas vezes podem passar despercebido, tais como:

  • Ter conhecimento se o local aceita animais domésticos;
  • Detalhes sobre o código de conduta do condomínio;
  • Conhecer quais tipos de garantia serão consideradas.

Assim, para a sua segurança sempre busque uma imobiliária com tradição, segurança e responsabilidade, para que o seu negócio não vire um grande problema.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *