Guia completo de como comprar um imóvel usado

Ao escolher a opção entre o apartamento ou casa, é importante saber quais detalhes se devem prestar atenção. Afinal, a apuração dos itens analisados, fará uma diferença ao finalizar a compra do imóvel particular.

Pensando nisso, traçamos um guia completo sobre os pontos importantes e indispensáveis a analisar para a aquisição do seu imóvel. Logo, fique atento as nossas instruções e se oriente através destas dicas listadas abaixo.

Requisitos básicos para a compra do imóvel

Na hora de escolher um imóvel, têm que se atentar as condições mínimas que vá satisfazer as suas necessidades. Sendo o imóvel usado, siga estas recomendações a fim de conseguir realizar uma compra tranquila e garantida. Elas são:

Busque por profissionais credenciados

Uma das principais etapas, é a procura do imóvel desejado. Com isso, não abra mão da contratação de um bom profissional. Neste caso, o corretor de imóveis, irá primeiramente conversar com o cliente para entender as suas vontades.

Assim, conversado sobre o que o cliente espera da sua nova residência, o profissional mostrará as opções dentro das preferências. Dessa forma, simplifica o tempo gasto na procura do imóvel.

Analise a nova vizinhança

Outro fator importante ao comprar seu imóvel, é conhecer a sua vizinhança. Sabemos que os habitantes do local, impactam direta e indiretamente sobre a nossa rotina.

O intuito é considerar se o bairro, região e moradores atendem aos seus objetivos e anseios de uma moradia tranquila.

Faça visitações ao imóvel em horários diferentes

Caso visite um imóvel que o agrade, apareça em horários variados, a fim de conhecer o ambiente. Como por exemplo, ir no horário do meia dia, para saber se o local é arejado mesmo.

Verifique a documentação do imóvel

Chegada a hora de fechar a negociação, tenha cuidado com os documentos que serão repassados e assinados. Portanto, nestas horas, é importante a presença de um corretor de imóveis para avaliar a veracidade das documentações.

Outras informações importantes

Em relação aos documentos do imóvel, saiba que toda a documentação apresentada deve ser da alçada do proprietário. Com a documentação completa, exija um contrato de promessa de compra e venda.

Depois de redigido, leia atentamente o contrato, não permitindo haver espaços em branco. Assinando depois cada página. Ele também deve estar com data, local, e assinado por testemunhas e pelo corretor que fez a venda. Exija uma via original para ter guardado.

A saber, este tipo de contrato vai informar alguns dados. Por isso, preste bastante atenção se nele consta os seguintes elementos necessários e obrigatórios, que são:

  • Dados pessoais do proprietário;
  • Os dados cadastrais do comprador;
  • Descrição de todo o imóvel, inclusive seu valor total;
  • Forma e local de pagamento da propriedade;
  • Taxas dos índices e ajustes do financiamento;
  • Penalidades, caso ocorra atrasado nas parcelas;
  • Quanto foi dado como sinal;
  • Especificações do financiamento e condições prometidas no ato da venda;
  • Escrituração datada;
  • Condições acordadas, caso ocorra rescisão do contrato.

Sobretudo, assim que saldar a sua dívida, requeira a escritura definitiva lavrada, registrando o documento em cartório. Lembrando, que todos estes trâmites de compra e venda, são regulamentados pelo Código Civil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *