Documentos para locação de imóvel: Descubra quais são

Encontrar o local perfeito para morar é o sonho de todos que moram de aluguel. Logo, quando isso ocorre, quem está alugando precisa estar com a documentação correta. Porém, você sabe quais são os documentos para a locação de imóvel?

Então, neste artigo vamos detalhadamente listar todos os documentos necessários de todas as partes envolvidas no contrato de locação. Leia até o final!

Qual a necessidade de documentos?

Em primeiro lugar, os documentos servem como garantia de que todos os direitos se deveres dos envolvidos serão cumpridos. Estando de acordo com a Lei do Inquilinato.

Assim, quando buscar um imóvel para alugar, o pretendente deverá ter em mãos toda a documentação solicitada e em dia. Veja agora como preparar a papelada para dar entrada na avaliação do seu futuro lar doce lar.

Documentação para locatários e fiadores

Caso o inquilino seja pessoa física, a documentação a ser preparada para o momento da assinatura são:

  • RG e CPF;
  • Comprovantes de renda atualizados;
  • Comprovante de residência vigente, podendo ser contas de luz ou água;
  • Comprovante do pagamento de aluguel dos últimos três meses, caso o inquilino esteja morando em outro imóvel alugado.

No caso do locatário ser pessoa jurídica, a os documentos para a locação de imóvel devem ser as seguintes:

  • Identificação dos responsáveis pelo contrato e representantes da empresa com CPF e RG;
  • Cartão CNPJ da empresa em dia;
  • Inscrição municipal ou estadual, em dia;
  • Contrato social da empresa com todas as alterações;
  • Balanço patrimonial da empresa com dois últimos assinados e carimbados pelo contador com o número do CRC;
  • Declaração do ultimo imposto de renda da empresa;
  • Comprovante de endereço da empresa;
  • Estado civil dos representantes da empresa;
  • Comprovante de residência dos representantes da empresa.

Como apresentar comprovante de renda em alguns casos

Sendo o locatário assalariado, é importante apresentar os três últimos contracheques. Como também, cópia da carteira de trabalho com a comprovação do contrato vigente e última declaração do imposto de renda.

Se o futuro inquilino for autônomo é preciso apresentar o decore assinado pelo contador com CRC e os contratos vigentes. Se for um aposentado a alugar o imóvel o comprovante do benefício deve ser apresentado.

Lembrando que os documentos para a locação de imóvel deverão estar em dia. Como também, estarem prontos para a entrega no caso de uma avaliação, antes da assinatura do contrato de locação.

Igualmente para o locador, a documentação solicitada será praticamente a mesma. Sendo que o comprovante de propriedade do imóvel deverá ser apresentado pelo proprietário.

Contrato de locação

Realizadas as entregas e verificados os documentos solicitados, deverá constar no contrato de locação todas as informações referentes das partes. Assim como, cópias da documentação para arquivo durante a vigência do contrato.

Sendo importante salientar que conforme for o prazo de vigência do contrato, alguns documentos deverão ser enviados para a atualização. Servido para os cadastros e validação do contrato.

Assim, como os reajustes, também deverão ser avaliados e revisados pelas partes envolvidas e validados conforme o período. Dessa forma mantendo as informações atualizadas para evitar possíveis dores de cabeça.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *