Quer alugar seu imóvel? Quais os benefícios e perigos

Ao se fazer um negócio, é de suma importância entender algumas regras básicas sobre a transação. No caso desta matéria, falaremos dos princípios indispensáveis para alugar seu imóvel. Para tanto, fique atentos às dicas.

Logo abaixo, detalhamos sobre as precauções que o dono do imóvel deverá tomar sobre seu inquilino. Igualmente, o proprietário ficará ciente que para haver benefícios sobre o aluguel de seu imóvel, será necessário alguns cuidados específicos.

Quais os cuidados que devo tomar ao alugar meu imóvel

Primeiramente, ao decidir alugar seu imóvel, tenha sempre em mente que é um negócio como qualquer outro. Portanto, algumas medidas serão essenciais e não abra mão delas. Se atente a cada item comentado abaixo, que são:

Investigue informações sobre o seu locatário

A saber, verifique os dados do seu locatário, como por exemplo, inscrição no SPC/Serasa. Do mesmo modo, verifique as certidões negativas na justiça e no cartório de protestos.

Formas de garantia para locar seu imóvel

Tenha sempre em mente, que ao alugar seu imóvel, será necessário uma forma de garantia. O intuito neste caso é se proteger contra inadimplência. Por isto, se atente à lei 8.245/91. Nesta lei os tipos de garantia especificada são:

  • Caução;
  • Fiança;
  • Seguro de fiança locatícia;
  • Cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento.

É proibida mais de uma forma de garantia para o mesmo contrato de aluguel. Se ocorrer, haverá a anulação, e o proprietário do imóvel estará descoberto na proteção.

Fique ligado aos prazos mínimos para aluguéis residenciais

Para alugar seu imóvel, o prazo mínimo é de 30 meses. Ademais, caso o contrato seja inferior, o locatário poderá ficar no imóvel por até cinco anos.

Já nos contratos para imóveis por temporada, o prazo máximo é de 3 meses. Se o inquilino quiser se manter no imóvel, terá que ser feito um novo contrato de locação. Podendo o dono do imóvel, cobrar antecipadamente todo o valor.

Documentos necessários para o aluguel de seu imóvel

Antes mesmo de alugar seu imóvel, tenha em mente qual o tipo de inquilino você quer morando nele. Para isso, faça um levantamento das condições físicas do imóvel e se vai constar mobília no aluguel.

Bem como, os documentos exigidos ao futuro morador vai depender de cada exigência do locador. No entanto, os documentos básicos seriam:

  • Cédula de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de casamento, caso o seja comprometido;
  • Comprovante de residência.

Assim como, se atente ao laudo de vistoria do imóvel. Observe e deixe tudo anotado com todas as condições do imóvel, como a pintura, janelas, etc. Além disso, caso entregue o imóvel com mobília ou eletrodomésticos, os mesmos devem constar no documento.

Em relação ao contrato de aluguel, ao alugar seu imóvel, deixe as seguintes informações e especificações no referido documento. São elas:

  • Vencimento e valor do aluguel;
  • Multas, juros e taxas;
  • Durabilidade do contrato;
  • Valores da taxa de Bombeiros e IPTU;
  • Informações sobre as contas, como de água, luz e gás.

Fiquem atentos aos contratos de aluguel e vistoria, já que ambos terão uma cópia de cada. Sempre garanta as condições do imóvel, e na hora da devolução pelo inquilino, faça uma nova vistoria.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *