Quer vender o seu imóvel? Como calcular o valor real

Determinar o valor real do seu bem é imprescindível na hora de vender seu imóvel. Pois, anunciar um valor inadequado pode diminuir drasticamente suas chances de fechar o negócio.

E, até mesmo, te gerar um belo prejuízo. Portanto, neste artigo selecionamos as informações mais importantes que te ajudarão a definir o valor real da sua propriedade.

Valor real vs Valor venal do imóvel

A primeira coisa que precisa estar clara na hora de vender seu imóvel. É a diferença conceitual que existe entre o valor real da sua propriedade, e o valor venal da mesma.

Valor real

O valor real do seu imóvel também pode ser chamado de valor de mercado. E ele reflete, da forma mais atualizada possível, a cotação da sua propriedade no mercado.

Dessa forma, o valor real é afetado diretamente pelo contexto econômico no momento da venda. Por exemplo, levando em consideração se o mercado imobiliário está em alta ou baixa.

Bem como, qual a demanda real pela sua propriedade. Ou seja, quais os diferenciais do seu imóvel, e quanto as pessoas estão dispostas a pagar por isso.

Dessa forma, existem alguns fatores que são muito importantes na hora de determinar o valor real do seu imóvel. Acompanhe quais são a seguir:

  • Localização;
  • Condições da propriedade;
  • Valor médio de outros imóveis na região;
  • Preço do m² na região.

Valor venal

O valor venal é uma estimativa realizada pelo Poder Público para o preço de compra e venda do seu imóvel. Utilizando métricas do mercado para estabelecer o valor do m² do terreno e da área construída.

O objetivo principal dessa precificação é servir como base para impostos. Dessa forma, não deve ser utilizado como forma de definir o valor final para vender seu imóvel.

No entanto, ele pode ser usado como ponto de partida. Atuando como uma referência complementar para o valor de mercado do seu imóvel na hora da negociação.

Como calcular o valor real para vender seu imóvel

É preciso ter em mente que a etapa de precificação é muito importante. Pois, definir um valor de venda distante da realidade de mercado, é uma das principais razões para não encontrar interessados.

Ademais, é necessário saber que nem sempre o valor solicitado na venda resultará no lucro final de vender seu imóvel. Levando em conta gastos com documentação, e a solicitação de descontos por conta do interessado.

Dessa forma, é recomendado que o proprietário decida se está disposto a negociar o valor do imóvel ou não. Antes mesmo de estipular o preço de venda do mesmo.

Nesse ponto, estar assessorado por uma imobiliária é um diferencial. Já que você poderá contar com especialistas no mercado da sua localidade para avaliação do seu imóvel.

Dicas importantes para calcular o valor real do seu imóvel

Por fim, separamos algumas dicas que podem te auxiliar na hora de estipular o valor real da sua propriedade. A fim de que você obtenha mais sucesso na hora de vender seu imóvel.

Estude a localização do seu imóvel

A localização é uma das coisas mais avaliadas pelos compradores. Assim, é útil fazer um estudo da sua região, e levantar os pontos fortes do bairro onde fica sua propriedade.

Pesquise o valor dos imóveis anunciados na sua região

Ter um parâmetro do valor dos imóveis na sua região, te dará mais segurança na hora de precificar seu imóvel. Assim, é útil acompanhar os anúncios, fazer buscas pela internet e até mesmo conversar com os proprietários.

Calcule a metragem do seu imóvel

Calcular a metragem da sua casa é muito útil pois, toda região tem um valor determinado do m². Que poderá ser utilizado como base na hora de definir o valor do seu imóvel.

Defina o diferencial da sua propriedade

Da mesma forma, é muito útil avaliar sua propriedade na perspectiva do comprador. Observando quais são os diferenciais que ela possui, em relação a maioria dos imóveis na sua região. Por exemplo:

  • Área de lazer;
  • Varanda Gourmet;
  • Academia;
  • Salão de festas;
  • Churrasqueira;
  • Salão de jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *