Aluguel sem contrato? Descubra os riscos que você corre

Quando alguém mora de aluguel, existem diversas responsabilidades que devem ser cumpridas por inquilinos e locatários. Para facilitar o processo de locação, que pode ser burocrático, muitos buscam um aluguel sem contrato.

Apesar de parecer mais rápido e prático, é preciso avaliar essa opção com bastante cuidado. Afinal, abrir mão de uma imobiliária ou de um advogado especializado pode trazer complicações para todas as pessoas envolvidas.

Entenda os benefícios de alugar com quem entende do assunto

Hoje em dia, aqueles que procuram por residência para aluguel, seja ela casa ou apartamento, tem muitas opções no mercado. São diversas imobiliárias e profissionais focados nessa mediação entre quem oferece e quem aluga.

Justamente por serem especialistas no assunto, esses intermediários conseguem elaborar um contrato que resguarda ambas as partes. Geralmente, esse documento estipula valores de aluguel, além de outros dados importantes.

Porque não fazer um contrato por conta própria

Apesar de parecer um recurso para economizar e agilizar a negociação, elaborar um contrato por conta própria pode ser complexo. Por vezes, os envolvidos não terão o embasamento legal, que é necessário nesses casos.

Você já deve ter ouvido falar em golpes e outros problemas que ocorrem em casos de aluguel sem contrato. Para evitar dores de cabeça e desgaste das relações interpessoais, aposte em imobiliárias de reconhecimento no mercado.

Problemas de comunicação e logística do aluguel sem contrato

Quando as partes fazem um combinado informal, através de um documento sem fundamento técnico, todos os envolvidos correm grandes riscos. Antes de tomar qualquer decisão, conheça os pontos negativos dessa negociação.

É importante conhecer as regras sobre fiadores

Acordos informais também podem contar com fiadores. No entanto, existem certos detalhes importantes que uma pessoa leiga pode nem se lembrar de incluir. Como por exemplo, a assinatura do cônjuge do fiador em questão.

Nesses casos, o proprietário pode sair bastante prejudicado no futuro. Afinal de contas, podem faltar outras assinaturas e especificações para garantir um acordo confiável entre todos os envolvidos.

Além disso, se você escolher uma imobiliária, terá acesso a outras opções para além do fiador no aluguel sem contrato. A princípio, os mais conhecidos são o seguro fiança e a opção de caução.

Você não tem garantias na hora de resolver os problemas

Você já deve ter entendido que abrir mão de um mediador nessa relação de aluguel pode ser algo duvidoso. Primeiramente, a comunicação pode ser mais lenta e a resolução de problemas pode tomar mais tempo que o necessário.

Em segundo lugar, você fica bastante limitado. Diferentemente das imobiliárias, o proprietário terá um número mais restrito de opções de moradias para te oferecer.

Para piorar, você pode ser vítima de golpistas que atuam no mercado imobiliário. Por último, situações conflituosas podem gerar desgaste na relação entre locador e locatário, algo indesejável e desconfortável para ambos.

Saiba quais são as desvantagens financeiras desse acordo

Infelizmente, os problemas trazidos por essa escolha mais informal não param apenas nos pontos do último tópico. Descubra agora quais são as maiores dificuldades ao fechar um aluguel sem contrato.

Como saber se estou pagando um valor justo?

Quer ter certeza que está pagando o valor de mercado pelo imóvel? Nesse caso, é preciso consultar alguém que é especialista no assunto. Ou seja, sem essa garantia, o locador está sem uma referência de confiança.

O que dizer dos reajustes de aluguel? Primeiro, eles só podem ser feitos anualmente, exceto casos muito específicos. Aqui, muitos inquilinos reclamam do aumento, e fica difícil para o proprietário resolver a situação sozinho.

A inadimplência dos pagamentos de condomínio e IPTU

Assim como os casos de dívidas do aluguel, os locadores podem ficar inadimplentes com contas de condomínio e IPTU. Já imaginou receber uma ação judicial por falta de pagamento de taxas da sua propriedade?

São muitos problemas que podem surgir quando um inquilino não cumpre com seus deveres. Quando essa negociação não é de aluguel sem contrato, essas cobranças são feitas pela imobiliária, facilitando a vida de todos.

Quem é o responsável pelo custeio das obras do imóvel em casos de aluguel sem contrato?

Essa é uma questão que levanta muita discussão entre locadores e locatários. Cada uma das partes tem obrigações específicas, mas ambos precisam zelar pelo imóvel.

O proprietário deve garantir que a estrutura da propriedade esteja em perfeitas condições, como a parte hidráulica e elétrica. Por outro lado, o inquilino precisa ter em mente que sua obrigação é entregar o imóvel da forma como recebeu.

Sem dúvidas, tratar do assunto com profissionais da área evitará muitas confusões e mal entendidos. Quando você faz um aluguel sem contrato, é quase impossível saber se todos os envolvidos cumpriram com seus deveres.

 

META

Está pensando em fechar um aluguel sem contrato? Entenda quais são os problemas e dificuldades que você pode enfrentar ao tomar essa decisão.

Alguns consideram o aluguel sem contrato uma opção menos burocrática e mais simples. Saiba tudo sobre as dificuldades que envolvem esse acordo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *